22 de out. de 2010

Cientistas das Américas discutem futuro da Amazônia

Encontro reunirá em Manaus, dias 25 e 26, pesquisadores de 18 países.


"O Futuro da Amazônia" é o tema central do simpósio internacional que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Interciência realizarão nos dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Tropical, em Manaus (AM).

O evento reunirá palestrantes das Américas do Sul e do Norte em três painéis: bens e serviços ambientais; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e desafios ambientais. Na platéia, estarão pesquisadores dos 18 países das três Américas que têm entidades científicas associadas à Interciência.

O canadense Michel Bergeron, presidente da Interciência, explica que o simpósio, promovido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), deverá se pautar pelos interesses comuns de pesquisadores e professores em favor do progresso da ciência na região amazônica, o que, segundo ele, a SBPC já vem fazendo nos últimos anos "de modo muito eficiente e articulado".

"Não apenas a Amazônia, mas o Planeta é uma responsabilidade de todos nós. E se a humanidade deseja viver em harmonia, ela precisa estar atenta para o fato de que as decisões sobre as questões ambientais que serão tomadas nos próximos anos influenciarão diretamente a qualidade de vidas das populações", disse.

"O desmatamento na Amazônia, por exemplo, gera mais gases do efeito estufa na atmosfera, aumentando o problema das mudanças climáticas globais. A complexidade dessa e de outras questões, como o excesso de veículos nas grandes cidades, faz com que, cada vez mais, as decisões tenham de ser tomadas em conjunto, especialmente entre grupos de governantes e de cientistas.

Para o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, a articulação entre governo e instituições de pesquisa é “imprescindível” para o enfrentamento dos problemas da Amazônia uma vez que, afirma ele, “as melhores soluções serão encontradas com base nos estudos científicos".

A abertura do simpósio internacional da Associação Interciência ocorrerá às 8h30 do dia 25 com a conferência "A Amazônia: visão geral e desafios", a ser proferida por Adalberto Luis Val, diretor do Inpa.

Na sequência, os painéis abrigarão debates como "Populações tradicionais da Amazônia: diversidade cultural e o futuro", "População, saúde, biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira", "Infraestrutura de pesquisa em biodiversidade da Amazônia", "Indústrias de extração mineral sustentável em um bioma sensível" e "Bio-inovação para as Américas".

Os presidentes da SBPC, Marco Antonio Raupp, e da Interciencia, Michel Bergeron, encerrarão o simpósio no final da manhã do dia 26 com considerações e recomendações obtidas durante os debates. "Esperamos chamar a atenção da comunidade científica para, entre outras coisas, a importância de uma maior colaboração internacional em torno dos assuntos de interesse da Amazônia, além de ressaltarmos a urgência da questão do desmatamento na região, da maior utilização de energias renováveis e do incremento das pesquisas científicas como forma de chegarmos ao desenvolvimento sustentável da região a partir de seus próprios recursos naturais", informa o presidente da SBPC.

A vinda da delegação da Interciência também será aproveitada para a realização do 36º encontro da associação, que ocorrerá no dia 24 de outubro, também em Manaus. A Associação Interciência, que congrega 33 entidades científicas de 18 países, foi criada com o objetivo de unir a comunidade científica das Américas para promover o desenvolvimento das nações e o bem-estar de seus povos.

A participação no simpósio “O Futuro da Amazônia” é aberta a pesquisadores e estudantes de pós-graduação. As inscrições devem ser feitas no local (Hotel Tropical – Sala Tarumã), a partir das 8h00 do dia 25.

A programação está em http://www.sbpcnet.org.br/interc/interciencia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário